Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.
Source: Marae

Um som jorra primeiro da névoa e uma vasta extensão ao mesmo tempo ilumina.

Imaginemos que poderíamos criar um universo a uma só voz. Dar-lhe-íamos vida, conferíamos uma alma, veríamos este universo crescer e, por fim, desaparecer. Seria então criado um universo que dependeria da vastidão de todas as vozes possíveis.

— Quinzequinze

A exposição “Source: Marae” resulta do convite do Arquivo 237 ao colectivo francês Quinzequinze com o objectivo de gerar, no seu espaço em Lisboa, um ambiente interactivo onde se reflicta sobre o tema “source” através da utilização da tecnologia digital.

Composto por 15 artistas, o colectivo Quinzequinze vai estar em Lisboa de 25 a 29 de Abril, em residência artística no espaço do Arquivo 237, de forma a desenvolver e montar a exposição “Source: Marae”. Entre 30 de Abril e 8 de Maio a exposição estará aberta ao público com a presença dos artistas.

Sediado no Bairo Alto, o Arquivo 237 apresenta-se como uma plataforma cultural com particular foco nas áreas da Arquitectura, do Design e da Tecnologia. De Julho a Julho a sua equipa define um tema o qual é apresentado e discutido a partir de exposições e debates. Actualmente, o Arquivo 237 encontra-se a explorar o tema “source” que, por definição, é um ponto de origem e que, enquanto ideia, indaga sobre a dualidade entre o que recebe e o que emite informação. É neste contexto que o Arquivo 237 enderaça o convite ao colectivo Quinzequinze para que, através dos seus ambientes interactivos os quais envolvem o espectador numa experiência em que a tecnologia é utilizada enquanto elemento questionador, se possa debater sobre possibilidades, consequências e limites de transformação de um determinado ponto de origem (“source”).

QUINZEQUINZE

Quinzequinze é um colectivo de designers franceses com a vontade comum de envolver as novas tecnologias no dia a dia de uma outra maneira. Para tal, procuram envolver o utilizador numa relação inteligente e lúdica com o seu ambiente.

Os dispositivos e protótipos apresentados exploram novas práticas que pretendem acrescentar “jogabilidade” ao nosso quotidiano. A finalidade destes objectos não é tornar a nossa vida mais estável ou confortável, mas pelo contrário destabilizá-la e torná-la mais densa.

http://quinzequinze.com/

APOIO

+INFO

Evento