Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.
Rossio #18: O Novo no Arquivo

novo

A Apordoc – Associação pelo Documentário e o Arquivo 237 dedicam uma sessão do cineclube informal, irregular e itinerante Rossio à concepção do novo no arquivo.

Para falarmos de arquivo, tomemos como princípio que se trata de um repositório ordenado onde se guarda o que se considera de valor e que, pela sua natureza, conquista espaço ao tempo. Depois de o modernismo ter tentado apagar os traços da memória ao considerar um espaço de acção atemporal, com o desvanecer do seu projecto utópico, as correntes posteriores voltaram em força ao tema do arquivo e da memória. Um regresso que, não impune às marcas do tempo, acartou consigo a desconstrução da noção de arquivo enquanto monumento rígido da memória, convertendo-o num espaço lacunar, no qual, se reconhecem diferentes exercícios de poder. Assim, ao perder o seu carácter rígido e ao ser colocada em causa a integridade da verdade que representa, o arquivo transformou-se num espaço de “reinvestidas para outras lógicas” onde, a partir de repetições “performativas”, se constroem múltiplas e novas “verdades históricas”.

DIAL H-I-S-T-O-R-Y Johan Grimonprez, Bélgica/França, 1997, 68’, leg. pt.

Apertem os cintos para o aclamado documentário sobre desvio de aviões que antecipou assustadoramente o 11 de setembro. Nele encontramos os românticos piratas do ar que lutaram pelas suas revoluções e ganharam tempo de antena nos aviões de passageiros dos anos 60. Chegados aos anos 90, essas personagens deixaram aparentemente de existir, substituídos que foram nos nossos ecrãs de televisão por histórias de malas-bomba, patrocinadas pelo Estado. O realizador Johan Grimonprez investiga a política por trás desta mudança, ao mesmo tempo que desvenda a nossa própria cumplicidade na ânsia por um desastre final.

A sessão será seguida de conversa com Pedro Lagoa e José Gomes Pinto moderada pelo Arquivo 237.

Entrada livre

Sessão do cineclube informal, irregular e itinerante Rossio.
Organização: Apordoc – Associação pelo Documentário, Arquivo 237
Financiamento: ICA, Governo de Portugal

Agradecimentos a Pedro Lagoa e Johan Grimonprez.

+INFO

Evento